sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Meu pequeno ator

Na última quarta-feira, meu filho Bernardo fez sua primeira apresentação teatral!
Foi na escola, com direito a palco, iluminação, uma verdadeira pequena produção.




Ele interpretou a personagem Visconde de Sabugosa e vibrou com a experiência.
Olha só o meu pequeno ator:



Foram momentos encantadores, de uma emoção que misturava ver aquelas crianças, os pequenos atores e lembrar da infância, do sítio que eu assistia sempre com muito da Cuca!
Minhas fotos não ficaram boas. A professora que os ensaiou, ficou bem pertinho do palco e fotografou e filmou. Se eu conseguir outras fotos coloco depois.







Estamos exatamente num momento conturbado com as questões de Monteiro Lobato e o racismo.
Ali no palco essa polêmica não atrapalhou. Eles se empenharam, se ajudaram e apaludiram um o desempenho do outro.
Aproveitando a ocasião, o que vocês acham desta polêmica?
Beijo



10 comentários:

  1. Adorei ver o Bernardo Sabugosa,rsrs Linda peça e deve ter sido bem legal de assistir lá! Quanto à polêmica? Acho desnecessária!

    beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Bernardo, pode mandar confeccionar minha carteirinha de fã :)
    Sobre a polêmica, trouxe parte do que postei lá:
    Tenho lido sobre a polêmica em torno do racismo na obra de Monteiro lobato, sobre a anastácia, o mal hábito do saci que todos os políticos fazem as claras e não são presos em garrafas até devolverem o que roubam, sobre a Cuca e sei lá mais o que, como já li e ouvi sobre o mau exemplo do pinguçu Muçum dos trapalhões e a má influência linguística de Chico Bento e poderia escrever aqui um tratado didático, educacional e psicológico a cerca do quanto acho isso uma perda de tempo e um culto as paranoias e a preconceitos, mas vou parafrasear Charles Bukowski, poeta americano nascido na Alemanha
    “O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas”

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula,que lindinho seu Visconde de Sabugosa!Aproveite bem cada minuto dessa fase,amiga!Quanto ao racismo de Monteiro Lobato era sim, ele era um ser humano,dentro da mentalidade de sua época,mas isso não tira sua importancia na literatura infantil nacional e cabe a nós adultos,mostrar e discutir esse aspecto com as crianças.bjs e parabens ao Bernardo!

    ResponderExcluir
  4. Acho um exagero tanta polêmica em torno desse assunto. Parece que a atenção é desviada pra algo que, talvez, nem faça tanta diferença no comportamento da sociedade enquanto manifestações grave de racismo e preconceito acontecem em toda parte.

    Agora esse Bernardo ator acho um exagero de lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, o Bernardo (com o dedo em riste) está se apresentando um ótimo ator. Acho muito importante essa participação em apresentações. Facilita bastante no nosso "Teatro da Vida". Passamos a observar mais as coisas e também a aprender como desenvolver talentos que são mais fracos na gente. Resumindo, aprendemos a não ficar "vermelhos" quando falamos em público (bem mais simples, né? rs).
    Parabéns, Bernardo. Vai comunicando para poder conseguir, com maior facilidade, colocar esse mundo "nos trilhos".
    Quanto à polêmica eu acho uma total falta do que fazer. Se você pegar os livros de Lobato perceberá que o conteúdo é muito mais rico do que essas preocupações bobas. Sugiro que deem uma olhada nos livros: Urupês (que mostra o nosso Vale do Paraíba) e O Petróleo é Nosso (que estamos descobrindo só agora). Complemento com o comentário da amiga Tina.
    Bom final de semana para vocês e para o Senhor Visconde de Sabugosa, o homem dos TRILHOS.
    Beijo
    Manoel

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo lindo filho..Quanto à polêmica crescemos lendo e assistindo Monteiro Lobato e não sei sinceramente que isso irá atrapalhar a sua obra.Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo esse Visconde! Parabéns Bernardo, voce deve ter arrasado!
    as fotos nos mostram um visconde sério, compenetrado kkkkkk! lindo garoto!
    quanto à poleminca, cresci lendo Lobato, não sou racista, as colocações dele fazem parte do encantamento das historias.
    penso que as pessoas preocupadas com isso deveriam procurar alguma coisa mais importante para fazer.
    não têm gavetas em casa para arrumar?
    nem gosto de discutir esse assunto, de tão irritante...
    beijo querida, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana Paula, muitossssssss aplausos ao filho lindo! Com certeza é o início, outras peças viram! Um feliz domingo, muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Que emoção né amiga, quando nossos pimpolhos participam de algum evento, lembro da minha bebe que já não é mais bebe (15 anos, fez uma peça no dia das mães eu chorava tanto, que meu marido me cutucava.kkkkkkk
    Parabéns para o Bernardo, diga a ele que nunca vi um visconde tão lindo.
    Quanto ao racismo que falam, não penso que o autor era racista, afinal todos os seus personagem tinham um grande destaque, quem não se apaixonou pela tia Anastácia, tio Barnabé, o Saci, não havia tanta maldade como existe hoje.
    Beijinhos Ana e maravilhoso domingo.

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula... muito legal a iniciativa da escola em promover esse tipo de atividade, isso é essencial para a criança e muito importante o envolvimento da família. Seu visconde de sabugosa está um fofo e lindo! Um perfeito ator!
    Quanto a polêmica, eu penso que se ele fosse tão racista assim não criaria a diversidade de personagens que criou dando ênfase especial em todos eles... e também não estaria encantando a tantos por todos esses anos... acho falta do que fazer... sei lá. E outra coisa, se ele era não me influencio em nada, cresci vendo o sítio e não sou absolutamente preconceituosa...

    Beijos.
    Su.

    ResponderExcluir