sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sobre livros

Tive problemas com as postagens (só eu?; alguém mais?)
Penso que o blogger precisava relaxar. Eu queria postar...
Tudo sincronizado novamente e quero escrever sobre os comentários que recebi no post Leve-me com você e adorei saber um pouquinho da relação de algumas pessoas com seus livros.
Chica, por exemplo, gosta do livro cheirando a novo; a Patrícia gosta de fazê-los circular. Ivani também, mas gosta que devolvam, é ciumenta!
A Talitah, sempre pega o livro de baixo da pilha, mas tenho certeza que ficou sensibilizada! Da próxima vez...pode ser que leve o primeiro da pilha, afinal, ele merece um lar. E a Carla usa fotos como marcadores. Achei isto muito fofo.
Eu, nunca leio um livro só. Começo com pelo menos três juntos. No caminho é como uma corrida, uns vão ficando para trás, mas leio-os todos e depois dou um tempo até estar novamente com uns dois ou três. Marcador? Como a Ivani, qualquer papelzinho serve.
Certa vez recebi emprestado um livro tão perfumado e quando indaguei a dona, ela me disse que marcava as páginas com incenso para que ficassem impregnadas com aquele cheirinho. Fui imitar, mas espirrei muito. Resolvi abandonar os cheirinhos.

E sobre o livro que eu não li, aquele do Cuenca, chamou-me atenção porque ouvi uma entrevista no rádio, onde ele falava deste projeto, amores expressos, no qual a editora enviou 16 escritores para 16 cidades do mundo por um mês, com o objetivo de escrever um livro onde o amor deveria ser o tema central.
Dentre as cidades, tem Istambul, Paris, São Paulo, Tóquio...
E pensar num escritor vivendo um mês numa cidade, absorvendo seu cotidiano, suas impressões, sua “gente”para escrever , deve ser uma experiência muito interessante. Ainda vou ler algum dos 16.
E se você fosse escolhido para ir a qualquer lugar do mundo para escrever, blogar, fotografar, filmar, enfim... para onde você iria?
Sabe que me fiz esta pergunta e não consegui sair do lugar! Acho que ando muito caseira talvez, não sei.
Mas eu queria me imaginar num lugar, especificamente para escrever.
Quando adolescente, eu me encantei com umas fotos que vi de campos de lavanda, em Provence, na França. É para lá que eu iria.
Pensei até nas minhas primeiras linhas. Começaria assim”

As pequenas casas do vilarejo estavam iluminadas por lampiões. Exausta da viagem, tirei os sapatos e adormeci na confortável cama, já preparada.
O sol bateu à janela. Afastei a delicada cortina floral, abri a janela e ali estava bem a minha frente o imenso tapete lilás a perder-se no horizonte. Fiquei extasiada com o campo de lavanda. E na ânsia de querer absorver tal beleza em meu ser inalei profundamente o aroma que ali se ofertava.
Acordei no hospital. A enfermeira disse-me que por conta de uma alergia severa por causa do pólen quase morri. Estava tudo preparado para a minha volta naquela mesma tarde"

Bem, não sou alérgica a nada. Mas como nem escrever eu iria conseguir, acho melhor por enquanto ficar por aqui mesmo!
Fez as malas para onde? Vai escrever, fotografar, filmar o quê? Estou curiosa...

4 comentários:

  1. Oi Ana, finalmente voltando ao normal, né?
    Que linda postagem essa! e adorei o principio de seu livro, continue!
    Eu seria hospitalizada, pode acreditar, sou alérgica a pólen!
    Bem, respondendo a sua pergunta, eu iria para a Itália, sul da Itália, frente ao mar, lado mediterrâneo. E ficaria paralizada de alegria que nem escreveria, nem filmaria,acho que só estar lá seria o máximo.
    Adorei sua postagem de hoje! (já disse!) beijo

    ResponderExcluir
  2. ai os livros! Papel velho me faz espirrar mas adoro comprar em sebos. Papel novo é um cheiro delicioso. Eu tenho uma rápida sensação de que a vida se renova a cada livro comprado. Eu gosto de usar marcadores, e até já fiz alguns e vendi (eles tinham cheiro de alfazema). Eu gostei da frase que você usou lá no meu blog e do elogio também. Vou passar a adotar a idéia de chegar atrasada no momento seguinte kkkkk. beijos!

    ResponderExcluir
  3. E a Júlia está muito certa! tudo o q é bom ou faz mal ou engorda.nao consegui ver o post que vc mencionou, pode me repassar o link?

    ResponderExcluir
  4. rssssss...adorei tua imaginação ao escrver e acabar num hospital por alergia.Pode? rsrss Muito legal tua criatividade!

    beijos,tudo de bom e eu viajo a cada texto que escrevo, mudo só a ambientação nele...rsrs

    chica

    ResponderExcluir