quarta-feira, 25 de abril de 2012

O pote


Sábado pela manhã é o dia que o entregador faz voar por cima do portão a revista semanal. Neste dia eu estava especialmente ansiosa por causa da revista, sentimento este que nunca me ocorrera anteriormente.
Pensei que talvez fosse o dia chuvoso. Chuva grossa que poderia molhar suas páginas.
Quando ouvi o som do impacto contra o chão, corri.
Abri a revista à procura de uma cronista que estava estranhamente ausente nas edições anteriores.
Ela havia comparecido nesta semana! E esse era o motivo da minha ansiedade. Reencontrá-la.
Havia adoecido de uma tristeza que não se ia. Fez exames médicos: tudo perfeito, longa vida pela frente. Fez exame de consciência: também nada fora dos eixos; marido, filhos, netos, todos bem.
Foi-lhe então recomendado que se afastasse de sua rotina. Novos ares para ventar a tristeza para longe.
E assim ela o fez e a melhora chegou.
Sua rotina incluía acordar cedo e ir direto para os noticiários: corrupção, crise econômica, ambiental, violência... Alegria envenedada.

À medida em que eu lia, surgia em meus pensamentos imagens de uma novela que apresentou de maneira até divertida, alguns costumes indianos.
Um desses costumes relacionava-se à primeira visão do marido ao sair de casa. Caso seus olhos encontrassem uma imagem negativa, que não fosse auspiciosa, voltava para dentro de casa para recomeçar ( não sem antes esbravejar! . Em seu socorro, a esposa corria para trazer um pote com leite a frente da casa para que esta boa imagem fosse então a primeira do seu dia.

A cronista da revista disse que aprendeu a higienizar o seu dia, o seu amanhecer e voltou a sorrir.
Ainda que não haja nenhum sol brilhando lá fora, podemos colocar um pote de leite a nossa frente.
E então, o que tem no seu pote?

15 comentários:

  1. Ah! no meu pote tem leite com chocolate quente, tem beijos em toda família, abraço apertado, bronca no cachorro, foto de céu para mandar pros amigos, tem ladeira pra subir, cabelo despenteado, preocupação e carinho mandado pelo vento para os amigos lá do outro lado do oceano que atravessam crises, pipoca doce da vermelha....

    ResponderExcluir
  2. Precisamos desses carinhos,logo pels manhã.Assim o dia, certamente, fica legal!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Que lindo amiga!
    O que tens em seu pote são coisas preciosas que fazem nosso dia ser feliz. Amo ler seus posts!
    Abraços! Boa noite e um amanhã radiante pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula,
    finalmente aqui estou!

    Acho que consegui demonstrar na minha postagem toda a minha alegria em receber a sua enorme contribuição. Você encheu o meu pote com entusiasmo, animação, incentivo, alegria e mais um bocado de imagem positiva!

    Estou correndo atrás de tudo. Hoje consegui tirar uma horinha e cadastrei todos os livros que tenho, enumerei, amanhã vou tirar outra horinha e colocar em prática outras ideias. Já entrei em contato com algumas pessoas que podem me ajudar e estou aguardando, ansiosamente, a possível doação de uma estante. Até sexta tenho a resposta! De qualquer forma: com ou sem estante no domingo a biblioteca será inaugurada!
    Até lá tenho que batizá-la. Alguma sugestão para nome? Tenho alguns:
    - Amigo do livro
    - Ler é bom
    - Vamos ler
    - Livroteca
    - Ler e Aprender
    - Livrolândia

    E, mais uma vez, obrigada por vocês terem enchido o meu pote! :)

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Sempre procuro os pensamentos positivos, mas não tenho nenhum pote de leite.
    Vou pensar melhor sobre o assunto.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula, meu pote estava igual à geladeira de república de estudantes. Vazio de coisas, porém cheio de esperanças.
    Aí eu li a sua postagem, prestei um pouco mais de atenção na vida que me está levando e passei - eu - a leva-la. O que fiz...lotei o pote com leite, conforme o costume, e recoloquei todas as minhas alegrias para funcionar.
    Beijo
    Manoel.

    ResponderExcluir
  7. Sabes?!
    VOu à procura dele, pois também tenho necessidade de mudar!
    Não podemos continuar a infernizar a nossa vida com as nossas estúpidas rotinas.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana minha amiga, tudo bem?
    Começo com o pote. No meu tem muito chá de hortelã (descobri que esse não me dá azia). Vai ficar assim até eu poder colocar cerveja nele novamente.
    rsrsrsr!
    Li também o artigo que voce comentou.
    Essa cronista escreve deliciosamente, e é uma pessoa sensível e muito inteligente.
    Tão inteligente que acatou a opinião do médico e saiu procurando uma solução para seu problema. E achou!
    Aprendi um pouco com ela, principalmente quando ela diz que nem todos os assuntos são problemas nossos.
    Devemos estar informados, mas não participar de tudo, sofrer por tudo.
    Enfim, uma lição de vida.
    Beijos querida, estou voltando. Chove por aí?

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade de (re)organizar meu pote. Ele não é triste, mas tá meio de lado coitado, precisando de atenção e novas cores. Todos precisamos, não é?

    ResponderExcluir
  10. No meu pote? Hum... é facil!Só boas lembranças para me dar coragem. A notícia da chegada do meu sobrinho, o nascimento do meu sobrinho, os dias que ele passou aqui em casa, um poema que marcou muito, meu yusuke rsss

    ResponderExcluir
  11. Ana, não sei o que é mais lindo, o teu post ou os comentários... quanta delicadeza.
    Beijõesss
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Paula
    Vim agradecer a visita e dizer o quanto gostei de te-la como amiga.
    O Manoel é um amigo querido e vez ou outra me surpreende apresentando-me aos amigos.É uma forma carinhosa e simpática que vou aderir também .
    Gostei d seu blog, vou ficar mais um pouco lendo sobre voce .
    Lembro sim dessa prática indiana apresentada numa das nossas novelas e o importante é praticar com verdade e fé e o dia amanhece e transcorre bem.
    Obrigada por lembrar-nos de carregar sempre o pote com idéias limpas e claras tipo leite.
    um abraço grande

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Ana Paula!

    Passando para avisar que ontem foi inaugurada a 'Biblioteca Ler é bom!' as crianças escolheram esse nome. Foi um sucesso!
    Mas por enquanto só posso dizer isso, em breve todos os detalhes estarão em uma postagem! :)

    Uma semana iluminada!
    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  14. moça querida, meu pote ultimamente anda cheio de livros e mais livros e mais livros... letrinhas e letrinhas...

    que delícia te ler, estava com saudades!!!

    beijos!

    Su.

    ResponderExcluir
  15. Vim deixar um beijo e agradecer!Estás sumida/rs beijos,chica

    ResponderExcluir