terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Volta às aulas


#BCfotos com o tema volta às aulas organizado pelo blog Moça de Família. Participe também!



Algumas crianças já começaram as aulas, outras ainda vão começar e embora existam muitas críticas em relação às escolas, ela é ou deveria ser uma realidade na vida das crianças, embora eu gostaria muito que tivéssemos a opção da educação domiciliar, o homeschooling, mas aqui, por enquanto, ele é proibido.
E é dentro desta realidade, desta instituição e com a participação da família que a criança deve encontrar, descobrir o seu dom. O que ela vai oferecer ao mundo. O seu talento.
Bem, eu acredito nós temos um dom, ou até mais de um.
A escola deveria ser um solo fértil para que esse dom florescesse. Nem sempre o é, principalmente para as crianças artísticas, musicais, esportistas.
Muitas escolas hoje já incrementam o currículo com várias destas atividades, mas o olhar principal deve ser o da família. Muitas escolas sofrem ainda com severas questões materiais.
Quantas boas histórias protagonizadas por professores que enxergam e ajudam a desenvolver talentos!
Nesta volta às aulas parceria escola-família-professores-crianças.

Aproveitando o tema, fiz outras fotos seguindo algumas dicas sugeridas pela Mirys do Uma Bagunça Deliciosa


A novidade deste início de ano: o uso da caneta!





Minha filha Júlia agora no quinto ano.

Deixo a dica de um vídeo de Mario Sérgio Cortella com duração de 30 min e boas reflexões, especialmente para nossos adolescentes.

22 comentários:

  1. Que linda! Que as novas possibilidades de escrita possam descrever as conquistas dela neste ano! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. Muito lindas as palavras e fotos e a caneta nem sempre é bem aceita. Neno não gosta muito dela,rs Tem que acostumar!!! Tive que falar muito sobre isso e aqui as aulas do Neno, dia 24! Marquei o vídeo pra ver com calma! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Sou incentivadora desta importante parceria, Ana.Desenvolver as múltiplas potencialidades de cada indivíduo deveria ser um dos principais focos da escola.
    Felicidades pra Júlia nesta nova caminhada.Trabalhei anos a fio com esta faixa etária. Gostosíssima!Saudades!
    Lhe dê meus parabéns pela letra linda.
    Uma ótima semana pra vcs.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Linda a letrinha dela! ^^
    Eu sou professora e sei das dificuldades que as escolas encontram, na escola em que eu trabalho procuramos valorizar os talentos de cada aluno independente da área.
    Boa sorte pra Júlia nesse novo ano letivo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Volto pra te dizer que assistimos,Neno, Kiko e eu, agorinha o vídeo indicado e só podemos aplaudir. Vale a pena; Destaco 2 momentos: O da pamonha e a lição para a família e o fato da família SAIR DE CASA aos domingos, para comer comida caseira. Ele, ao mesmo tempo que faz rir, faz pensar. Muito bom! bjs,chica

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana Paula,
    Partilho do mesmo pensamento com relação às escolas.
    Tivemos muita sorte do nosso filho estar num ambiente que o estimule em muitos aspectos, e não ser um dos muitos depósitos de crianças que algumas creches se tornam infelizmente.
    Muito capricho tem a Júlia ao escrever com caneta. Parabéns! No princípio, eu lembro, tive alguma dificuldade.
    Bj.

    ResponderExcluir
  7. OiAna, eu concordo plenamente que a escola deveria ser um solo fértil para despertar e estimular os diversos dons que cada um pode ter e ainda respeitar a individualidade.
    Adorei as fotos e a novidade do uso da caneta. Aqui a novidade para a Ana Luiza é a não necessidade do uniforme.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  8. Voltei para dizer que adorei o vídeo com a palestra do Cortella. Eu já assisti a várias no meu trabalho. Ele é sensacional.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  9. Não tenho esta experiência porque menino por aqui não há e é difícil até achar uma borracha nesta casa. Mas imagino a angústia de escolher o melhor local para que o filho seja educado e que esteja dentro das possibilidades financeiras. Participar da vida escolar e ver que quase sempre é uma única família solitária diante de tantos pais indiferentes e professores sem estímulo. Não deve ser fácil.

    ResponderExcluir
  10. ADOREI o vídeo :)
    Tudo muito pertinente, verdadeiro e preocupante :(

    Usar caneta
    Um simbolo de maturidade, crescimento
    Uma analogia com como a partir de então apagar o que fazemos é mais difícil

    O livro de Português
    O sorriso
    O brilhinho nos olhos
    A mão no caderno, um caderno cheio

    * Aqui 4 linhas é o máximo pedido e reclamado pelo aluno do 9º ano aqui...não aceito, tento a dois anos mudar o filho de escola e marido e filho contra

    ResponderExcluir
  11. É sempre importante a escola estar em contato e trabalhando em conjunto coma família.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  12. Que experiência fantástica, o uso da caneta! Linda a letrinha da sua filha!
    Sucesso nesse ano!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  13. Que fofa a Julia! toda feliz na 5a série, haja caneta de agora em diante... rsrsrs
    Beijinho para as duas

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana Paula!
    Cada ano letivo que começa é uma nova aventura, né?

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  15. Linda sua filha Júlia, Ana Paula. Lembro que quando ia estudar a quinta série fiquei com. Frio no estômago, pois também mudei de escolar. Foi tudo novo para mim naquela época.

    www.cantinhodali.com

    ResponderExcluir
  16. A lindinha da Júlia cada vez maior.
    Uma vida cheia de sorrisos para ela.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Adorei a foto das mochilas. Muito boa!
    beijao.

    ResponderExcluir
  18. Que letra LIIIIIIIINDAAAAAA!
    A do Guigo é um esculacho! Aff... por que meninos são assim?


    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.umabaguncadeliciosa.blogspot.com

    PS: obrigada por usar e por compartilhar as dicas! Você me fez muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Mirys,

    A minha filha não vê a hora de usar caneta... por enquanto só lápis e borracha...
    Linda sua filha, parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Por mais que eu não goste dessa experiência escolar que temos hoje, fico me perguntando se o ensino em casa seria uma boa alternativa. Quer dizer, provavelmente as crianças aprenderiam mais e melhor (eu acho) mas o contato diário com outras pessoas é importante tb. Minha professora de psicologia era a favor do ensino virtual para economizar tempo, mas eu tenho medo dessas coisas que deixam nossas relações mais impessoais. quer dizer, é legal conversar com vcs da internet, mas acho muito necessário que haja o convivio real em todas as fases. As pessoas ,infelizmente, não tem mais o direito de crescerem ingênuas.

    PS: Ana, alguém comentou que meu blog estava dificil de ler, aí lembrei da solução que dei no Entre Livros um tempinho atrás qdo vc não estava conseguindo ler tb. Me avisa se ainda estiver ruim de ler? Obrigada!
    Bjins.

    ResponderExcluir
  21. Quanta mochila! rsrs
    E que linda a sua filha...bom retorno para todos nós!
    Bjs!

    http://derepentealguemle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir