sexta-feira, 12 de julho de 2013

A lista dos meus desejos

Recebi da Verinha, que é o coração do blog Eternamente VV, um meme literário, cuja finalidade é incentivar a leitura.
Fazemos uma resenha de um livro que lemos e assim talvez, mais pessoas se interessem em lê-lo!
Não sei fazer resenhas, mas vou me esforçar para falar um pouco do livro escolhido: A lista dos meus desejos.



Eu gostaria simplesmente de escrever: compre este livro e leia sem mesmo ler as orelhas; vá direto para a história, sem saber nada dela e surpreenda-se.
Só que, de repente sair e comprar um livro que nem sabe sobre o que se trata, nem todos gostam.
Eu fiz exatamente isso! E não me arrependi.
Então se quiser uma agradável surpresa, pare a leitura aqui e vá em busca do seu!

O livro aborda valores, com o foco no material.
Quem já não pensou em ganhar uma enorme quantia em dinheiro? Poucos são os que responderão "eu não". Eu conheço duas pessoas que não querem...

Jo, a personagem principal do livro, vê-se com uma enorme quantia de euros e a partir disso, muitas reflexões sobre os seus desejos, o que o dinheiro compra ou não e um desenrolar inusitado.
O livro nos conduz a pensar que talvez nossos desejos sejam tão simples, tão ao alcance.
Fazendo uma lista de desejos materiais, podemos por exemplo querer ou precisar de uma frigideira nova, um perfume, um sapato, uma capa de chuva bem fotográfica*, ou...

Em meio a tudo isso, a pacata personagem francesa, também mantém um blog, tema costura. E ela nem imagina a dimensão que tem o seu blog. Aliás até o subestima. Até que ouve de uma jornalista:

"Fixa os olhos nos meus. Esmaga minha mão na sua e diz: minha mãe vive sozinha há mais de dez anos. Acorda às seis. Prepara um café. Rega suas plantas. Escuta as notícias no rádio. Toma seu café. Faz uma pequena toalete. Uma hora mais tarde, às sete, seu dia terminou. Há dois meses, uma vizinha lhe falou de seu blog e ela me pediu para comprar uma geringonça - uma geringonça, na linguagem dela, é um computador. Desde então, graças às suas passamanarias, suas borlas e suas fivelas de cortina, ela recuperou a alegria de viver. Então não venha me dizer que não tem respostas."

O meme sugere que indiquemos dez  blogs para participar. Deixo em aberto o convite. 
Quem quiser nos falar um pouquinho sobre um livro e nos despertar a vontade de ler, esteja à vontade. Se quiser deixe depois o link aqui para a gente conferir!

A lista dos meus desejos
Grégoire Delacourt
Editora Alfaguara

E então, quais são os seus desejos?!

* Tina, você poderia nos elucidar o que significa uma capa de chuva bem fotográfica? Dependendo o que for, entrará na lista dos meus desejos!



16 comentários:

  1. Fiquei curiosa aqui!O livro muito legal, mas essa invenção da Tina?bjs.chica

    ResponderExcluir
  2. Sem nem ler a orelha? Acho que nunca fiz isso kkkkk. Não prometo ler, mas se tem blogs no meio deve ser interessante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Paula
    Ficou mais do que perfeita,como também não entendo de resenhas, mas no meu ver ficou fabulosa, acho que uma resenha é para chamar o publico para ler tal livro e esta aqui ficou super divertida e bem chamativa. Nossa já tenho uma lista enorme de livros a serem comprados e fiquei bem atentada a conhecer este.
    Obrigada Ana por ter aceito este Meme e pelo carinho em participar.
    Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Eu até posso ler um livro sem ler a orelha, mas tem que ser super indicado e minha curiosidade atiçada.
    Por que não?
    bjkas doces e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de pesquisar as resenhas antes de ir as compras rs no escuro dificilmente ouso _ com sua experiencia a gente até pensa que pode dar certo e surpreender mesmo.
    Antes de comprar sempre procuro informações resumos ou a intuição por conhecer o autor e tal,
    falar nisso assim que voltar pra casa vou cuidar de ler o seu ( já sei como providenciar) rs.
    obrigada pela dica _ assim que essa 'geringonça' deixar eu compro mais livros_ por enquanto tento ler os que estão à espera rs e o seu é meu maior desejo rs
    beijos Ana

    ResponderExcluir
  6. Suspiro!

    Lista de livros que comprei ontem (extravagância consumista literal):
    Revistinha da Turma da Mônica: Valores para viver - Comprei para seus filhos, sem nem saber o conteúdo, o nome já diz tudo e sendo valores recomendado por Mauricio de Souza, são bons, eu pensei

    Dia do coringa, livro de Jostein Gaarder - Escritos dele, quero e qd dá, compro. Esse era um título que sei do que se trata e sempre quis ler

    Cartas extraviadas e outros poemas - Comprei lendo a descrição que diz ser uma coletânea de poemas e cartas de diversos autores poéticos dentre os quais gosto pessoalmente de muitos

    Manoel de Barros (da Editora Azougue editorial, compraria fácil pelo nome dessa editora caso n fosse de Manoel) que é uma seleção de entrevistas dele e Memórias inventadas para crianças: O universo infantil em poemas, com as iluminuras de Martha Barros, filha de Manoel. Se pudesse eu tinha tds os livros, anotações, bilhetes, desenhos dele

    8 jeitos de mudar o mundo - Gostei do nome, li a descrição e como tenho essa crença de que posso mudar o mundo, como a moça do blog de costura mudou o da senhora, comprei. Vai que consigo!

    A poesia das coisas simples, não conheço o autor, nem nunca ouvi falar, li a descrição depois de comprar. Comprei pelo nome e pela capa azul com passarinhos (mais por isso). 82 crônicas escritas entre outubro de 1977 e novembro de 2010, formada por três seções:'Leituras, livros, literatura, Pessoas e personagens e Outras histórias

    Sobre sua indicação:
    Desejei!
    * Passamanarias - AMO esse nome. Lindo, lindo demais e as tais passamanarias tb.

    Capa fotográfica:
    Vou definir em outro comentário...Pera!
    Uma professora minha da escola dizia: Tô perando!

    ResponderExcluir
  7. Elucidação sobre a definição de capa de chuva bem fotográfica :)

    Fonte:
    "Adoro acessórios, mas sombrinha nunca foi um dos meus. Não gosto nem do nome. E capas plásticas são muito fotográficas, coloridas, mas nunca tive intimidade com elas...Sinto que água da chuva é uma água benta, diretamente da fonte. Eu faria, sempre digo isso, se tivesse o endereço, uma cartinha para Deus, dizendo que tenho uma pequena sugestão de mudança na criação: Chover morninho seria a perfeição."

    Vejo por aqui em terras baianas, poucas capas de chuva, pois pouco chove e sempre são transparentes, com cara de plástico de forrar livros escolares. E só crianças usam. Adultos de capa são funcionários que tem que trabalhar na chuva e a cor de suas capas quase sempre são amarelas como o tom amarelo de cones ou laranjas (imaginei nesse momento vc e meu irmão numa dessas).

    Em suma, nunca criei relação com as capas, pois não tinha nenhuma capa fashion ou fotográfica a minha disposição, daquelas de fotos de ensaios de moda, de revistas, cores pastel: rosinhas, azulzinhas, vermelhas com bolinhas brancas, que dão vontade de usar.

    Me expliquei ou compliquei ainda mais?

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da ideia em si... Fiquei muito curiosa para ler o livro e isto é muito bacana,
    Quantas vezes queremos um bom livro e não temos indicação...
    Muito bom!
    E você Ana Paula cumpriu muito bem sua tarefa. Parabéns!
    Bjs
    Vania

    ResponderExcluir
  9. Ana Paula, muito boa a idéia da amiga Verinha. Ficou ótima a sua postagem. A Tina é fera para descobrir as coisas, mas eu acho que capa de chuva (vermelha, amarela) é mais fotográfica porque chama mais a atenção.
    Uma pena eu ter passado para outro blog. Rapidamente perdemos o contato. Vou revisar meus valores!
    Beijo
    Manoel

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula, custo a crer que você não saiba fazer resenhas, depois de ler esta sua 'chamada' para o livro A Lista dos Meus Desejos. Adorei, em especial, a experiência com a jornalista, casos assim sempre me comovem... Pequenas atitudes podem, de fato, mudar para melhor uma ou até muitas vidas! Confio muito nisso.
    Gostei da indicação, você conseguiu me deixar no mínimo curiosa... Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Querida Ana Paula,
    Gostei muito do que escreveu e valeu a dica do livro
    Tenha um lindo domingo, querida
    Beijinhos carinhosos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  12. Sem mesmo ler as orelhas? E a curiosidade deixa? Rsrs. Achei uma ótima idéia, esta. Valeu a dica! Uma ótimo domingo pra você, Ana! Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Já fiz isso tb, comprei o livro apenas pelo título, e tb não me arrependi.
    Adoro ler, hoje tenho menos tempo para isso, mas sempre que posso pego um livro.
    Vou procurar este q vc indicou.
    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  14. Gostei do livro e já foi para a minha lista de desejos. E quero também esta chuva morninha da Tina.

    ResponderExcluir
  15. Ana, comprei esse livro, li e amei!!!
    Obrigada pela indicação.
    bjs

    ResponderExcluir