sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Difíceis respostas


Qual a doença mais grave do mundo?
Esse superlativo veio de uma criança. E receber essas setas da curiosidade infantil é muito produtivo e instigante ao mesmo tempo.
Instigante porque a primeira resposta que me ocorreu foi câncer.
Essa palavra parece uma cultura profundamente gravada em nossos inconscientes. Mas, com a mesma rapidez que me ocorreu como resposta, também com igual rapidez consegui questionar e lembrar a mim mesma os muitos casos de cura que eu conheço, tantos avanços na medicina.
Iniciei a resposta falando de uma criança conhecida que recente teve uma pneumonia e recuperou-se em uma semana e com este exemplo falei das pessoas sem imunidade que uma pneumonia geralmente é fatal.
Também lembrei da temida lepra, morte lenta, corpo deformado e que com todo o recurso de cura, continua mutilando pessoas, em silêncio.
Há uma doença, que na minha opinião, é a mais grave do mundo: o Alzheimer. Rouba você de você mesmo, deixando você existir sem estar neste mundo.
Mas eu quero acreditar que esta é a doença mais poética porque não é obrigado a sorrir para quem não quer, você está livre para ir para os braços de quem desejar em suas lembranças. Um mundo só seu, que poucos compreendem ou podem entrar. Ali perdido em si mesmo, você abraça sua própria poesia.
Eu quero acreditar que seja assim.

Saúde e alegria na alma e nos olhos. Isso sim é bom. Isso é o que eu desejo para todos os amigos, os leitores constantes ou itinerantes. Beijo

11 comentários:

Tina disse...

Alzheimer causa mais dor a quem está em volta do que ao doente.

A pior doença do mundo eu diria a uma criança: é não ter fé, não ter sonhos, não ter amigos, quem não tem isso está doente da alma, as doenças do corpo tem cada um sua gravidade e para todas há crença e há busca de curas.
:)
Beijos, saúde e alegrias pra vc tb minha assídua, doce e adorável leitora :)

Angi disse...

Adorei a resposta da Tina!
Ótimo finde,amiga linda!
beijos para essa família fofa
Angi

Marly Bastos disse...

a pior doença, eu diria que está na alma, quando a pessoa deixa de acreditar na vida, e em Deus. Ela está mortinha em vida, creio que bem mais que tem tem Alzheimer.
Agora por outro angulo, creio que a pior doença é aquela que nos afeta diretamente. Se alguém da família tem Alzheimer, é essa a pior doença, se tem câncer, creio que será essa a pior, pois é a que nos gera sofrimento imediato.
Saúde a todos nós em corpo, alma e espírito!
beijokas doces e um bom domingo.

✿ chica disse...

Doenças são tristes sempre...Alzheimer deve ser muito ruim para os que cuidam, família... Triste! beijos,tudo de bom,chica

Débora disse...

Ai Ana!
Os questionamentos das crianças as vezes tiram a gente do eixo, e eles estão alí, com os olhinhos e os ouvidos ávidos a receber as respostas coerentes...
Concordo com Tina e sua sábia declaração.
Desejo um ótimo final de semana por aí!
Bjo no coração!!

mfc disse...

Este post fez-me recordar uma definição de saúde que nunca mais esqueci:"É um estado transitório que não augura nada de bom!"

É verdade e dá que pensar.

Su disse...

crianças são assim: imprevisívies e vem com as perguntas mais "inusitadas" em certos momentos que nem sempre estamos "prontos" a responder...

enfim, doenças são tantas e são tristes para os que as tem a para as famílias que acompanham... fico com o seu final... saúde para todos sempre e sempre...

beijos moça querida!

um lindo sábado nessa cidade que eu adoro!!!

Su.

Camila Gomes disse...

Que resposta maravilhosa, com certeza se um dia o Murillo me perguntar isso, vou vir até aqui ler o que você escreveu para ele. Maravilhoso!
Saúde e alegria, para nós todos, por toda a vida...e por um mundo melhor, pela cura de tudo isso!

Patricia disse...

Essas crianças, sempre fazendo a gente enxergar o que há de melhor nessa vida!
bjs

Coisas da Vida disse...

Acompanhei bem de perto essa doença Alzheimer, meu tio e padrinho tão cheio de vida, alegre e muito ativo, infelizmente teve essa doença. O que tenho a dizer... Muito triste!
Antes de ler o comentario da Tina, eu diria a uma criança que a pior doença é a depressão. Mas realmente a falta de fé, não ter sonho é terrível!
Anaaa!!! Beijos!!

Aleska disse...

a pior doença é a falta de amor.