quarta-feira, 8 de maio de 2013

Blogagem coletiva - palavras


A blogagem coletiva proposta pela Etienne esta semana é a seguinte: Três palavras ( ou mais ) que você mais gosta de ouvir ou de usar.

Fronha - Enfronhado - Passarinho - Despassarado

Há algum tempo eu fiz uma brincadeira aqui no blog quando escrevi sobre o livro A grande fábrica de palavras e tínhamos que comprar ou não, palavras.
Uma amiga citou o seu desgosto pela palavra fronha e nos divertimos muito a partir disso! Toda vez que fronha aparece em palavra ou no varal eu lembro dela. Fronha virou sinônimo de amizade. E logo depois veio a Chica com o seu enfronhado. Também ficou marcado!
Passarinho porque temos muitos blogueiros passarinhos seja porque acordam cedinho para postar, seja porque têm um quê de poesia assim "A lua faz silêncio para os pássaros ou "A voz de um passarinho me recita" ou também porque eu acho que visitar cada blog é como voar de árvore em árvore, de ninho em ninho.
Por falar em ninho... ali dentro fizeram um!








Não tinha nenhum banquinho para eu subir e depois esqueci!









Despassarado: eu sou bastante rigorosa com algumas expressões, com algumas palavras. Palavras têm força. Não gosto, por exemplo, de dizer estou morrendo de sono ou de fome. Estou com muito... e portanto não gosto quando dizem por qualquer coisa "estou ficando louca, estou maluca"e então certa vez recebi um comentário vindo lá de Portugal de uma amiga que se dizia despassarada.
Fui consultar o meu amigo português Priberam ( um dicionário! ) e aprendi:
despassarado - adjetivo; diz se de pessoa aérea, distraída, desastrada. Adorei e adotei!

24 comentários:

  1. Como sempre dás show! Lindo teu texto para falar da palavras. Adorei teres lembrado o enfronhado,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, kkk! Acabo de adotar o despassarado porque ando meio aéreo com o empurra empurra da vida. Sempre procurando algo que se esqueceu ou tentando lembrar se o aniversário do Bernardo é em janeiro mesmo, rs...rs.
    Despassarado,...gostei!
    Estou pensando na força da palavra que você exemplificou na postagem. Sempre ouço isso e entra por um ouvido e sai pelo outro, mas se a Ana Paula falou, paro e penso...Você tem razão. Eu tenho mania de dizer tudo na base do "íssimo". Quando é bom, tudo bem, mas quando é ruim,... será omitido.
    Beijo
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Passando rapidinho para avisar que te indiquei em um meme lá no blog!
    http://oiflordeliz.blogspot.com.br/2013/05/meme-7-coisas.html

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou despassarada! kkk adorei essa palavra tb. Será que passarada é atenta no portugues de Portugal?
    Acho que as palavras que mais uso são: interessante, lamentável, assim, engraçado. Tenho paixão tb por expresões, como "voltando a vaca fria", "deu mais que chuchu na serra", "trasnmimento de pensação", "mais feio que batida de trem no escuro", "tão feliz quanto pinto no lixo" entre outros. A lingua é uma obra prima na minha opinião. kkk

    ResponderExcluir
  5. Lindas as suas palavras escolhidas. Moro em Lisboa desde 2007, e não tinha ainda ouvido o termo despassarado. Acho q pode ser tb de um termo usado aqui, qd alguém perde o senso, a razão, a paciência e fica tresloucada: "a pessoa passou-se!"
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. É noite, filho adolescente que chegou da escola sedento pelo computador.
    Assunto: palavras.
    Não consigo ser rápida, sucinta (linda essa palavra). Sou apaixonada por palavras.

    Não conhecia a palavra despassarada, adotarei já que seu significado é intrínseco (feia essa) a minha pessoa.

    Fronha nunca me causou nenhum tipo de sentimento, a derivação de Chica por outro lado foi de encafifar (gosto dessa).

    Vou trazer mais palavras, comentários, me inteirar sobre a grande fábrica de palavras e comentar no post anterior. Tudo amanhã. Falando em amanhã, adoro a palavra anteontem :)

    ResponderExcluir
  7. Hey, Ana! Eu também não gosto de usar determinadas palavras. Elas têm sim, beleza e força. "Enfronhado" da Chica, não conhecia. Também não conhecia "despassarado" - aprendi mais uma! Adorei "passarinho"... e a casinha, com janela pintadinha, onde fizeram o ninho! Obrigada pela bela participação. Bjs. Boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Palavras muito bem trabalhadas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Despassarada. Este é o meu status, de hoje em diante, nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  10. Despassarado? Que mágico! Já adotei, usei agorinha e expliquei o significado. Acho que mais gente adotou... Obrigado por compartilhar! rsrs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Essa é uma palavra mágica e conômica: oi. Só gasta duas letras. Tem outra de duas letras que eu adoro: fé.
    Uso bastante, estoco e tenho sempre comigo a palavra e a fé.

    Falando em palavras de duas letras, lembrei da classificação das palavras e palavrinhas pitorescas como: dissílaba, proparoxítona :O

    Listei por lá outro dia palavrinhas que amo, "Connecticut" é uma delas. Adoro!
    http://blogdtina.blogspot.com.br/2013/02/palavras-e-eu.html

    Acredito piamente que as palavras tem poder, e isso de lindo de morrer é uma despautério (pitoresca essa palavra), uma coisa bonita tem que ser linda de viver, não é legal dizer que está morrendo de fome, quando tanta gente realmente morre, parece besteira, mas nos molda, revela.

    Sou da crendice que vai que o vento passa, ou dos anjos da boca mole. Sabe?

    Detesto também a palavrinha odeio, utilizada inadvertidamente, odeio comer tal coisa, odeio ir a tal lugar. Não gosto está de bom tamanho.

    Vou parar por aqui se não deslancho a palavrear :)

    Paz, bem e amém, três palavrinhas poderosas para fechar \o/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana!

    Que blogagem legal!
    Amei essa palavra e o seu significado.

    Fiquei pensando nas minhas palavrinhas... Tenho silenciado tanto ultimamente.

    Beijos


    Selma

    ResponderExcluir
  13. não conhecia essa palavra despassarado,vou chamar meu marido assim,mas não vou dizer pra ele o significado rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  14. Estava aqui encafifada porque disse que escreveria no post de ontem, se já havia escrito

    Matutei, cavuquei, xeretei, quase surtei e eis que o post que não comentei foi o do correio elegante.

    Vou lá!

    ResponderExcluir
  15. Ei Ana
    Descobri seu blog na Selminha e adorei aqui!!
    Já te sigo,
    Bjão

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana
    Sua blogagem é muito criativa e com palavras diferentes.Amei a maneira como descreve os blogueiros.
    Passei pelo "Abrindo clareiras" e ele já entrou para a listagem de favoritos.
    Sem esquecer de agradecer sua visita e comentário lá no meu Blog.
    Parabéns pelo Blog tá lindo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Vim conhecer esse
    lugar encantado como sugestão
    de alguem que ama sua escrita.
    Linda tarde de quinta-feira.
    Bjins
    Catiaho Alc./Reflexo d'Alma

    ResponderExcluir
  18. Ai,eu adorei essa palavra tb!Despassarada é maravilhoso!...rss...somos todas meio despassaradas nesses blogs!...rss...bjs e boa semana,Ana!

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto!
    Eu também não gosto de ouvir certas palavras, elas transmitem algo negativo.
    Uma noite abençoada!
    Bjssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  20. Aprendi agora contigo e já adotei: despassarada;perfeito pra mim.

    Temos mais esta em comum e também outras, como as de não utilizar palavras negativas.Sou daquelas que prefere espalhar palavras benéficas por todo o lado.
    Gostei demais, Ana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ana Paula!!
    Uma blogagem diferente!!
    Não conhecia despassarado e o engraçado foi que colocado junto com Fronha, Enfronhado e Passarinho... fiquei imaginando o significado. Assim, se despudorado é alguém sem pudor, pensei que despassarado, fosse alguém que não soubesse voar, alguém preso... ao contrário do real significado. Vê, a nossa língua tem mesmo armadilhas!!
    Fronha não é lá uma palavra bonita, mas deu um significado bonito para ela!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Olá Ana Paula
    Fiquei encantada com seu texto, linda participação.Gosto muito de sua escrita. Beijinhos e uma linda sexta feira. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Pronto, também sou uma despassarada! Avoada, mas feliz! E que Deus nos proteja! :)

    ResponderExcluir
  24. Ana Paula, vim na indicação de Tina e não poderia encontrar melhor.
    Post, maravilhoso.
    Também gostei do "despassarado".
    Vou ler a indicação do livro, que muito me interessa.
    Xeros

    ResponderExcluir