sexta-feira, 15 de julho de 2011

Meu varal



Meu varal enamorou-se por mim
Pudera!
Vê meu rosto iluminado
num brilho que não é meu

Em todas as manhãs ensolaradas
estou diante dele
com o sol a bater em minha face
O brilho é do sol, não meu

O vento esvoaça meu cabelo
e meu varal põe-se a achar
que estou dançando
Meu varal ouve o riacho correndo por entre as pedras
pensa que sou eu a cantar
E eu covarde que sou
não me mostrei verdadeira a ele

Não sabe que misturo minhas lágrimas às águas do riacho
Nos dias chuvosos, é em meu vestido puído
que enxugo meu rosto sem brilho
enxugo as lágrimas que não cessam
como o riacho incessante por entre as pedras
Ah! Meu varal enamorou-se por mim
e ele precisa saber quem sou

Irrompi na tempestade noturna
e mostrei-me a ele
face encharcada, sem brilho algum
cabelos sem vida

Eis como sou: puída na alma, esvaída no coração
E com voz adocicada disse-me:
Enamorei-me por ti porque as roupas
que em mim penduras sussurram
a sua tristeza que escorre em lágrimas pelo riacho
Enamorei-me por ti porque
os lençóis que envolvem teu corpo no repouso
me contam teus sonhos
Enamorei-me por ti porque a bacia
que carregas apoiada na cintura
falou-me da delicadeza das tuas mãos

A tempestade se foi
a alvorada veio chegando com os pássaros
E eu enamorei-me por meu varal
Pudera!
Ele me viu nua sem eu nunca ter
me despido perante ele.

Ana Paula

5 comentários:

  1. Olá querida,
    Lindo seu poema. Encantou-me seu namoro com o varal. Algo muito fascinante este amor cheio de
    tempestades e ventanias. Adorei.
    Gostaria de pedir-lhe que deixasse seu rostinho junto aos meus fiéis leitores e seguidores. Sua foto com seus dois pimpolhos está muito bonita e gostaria de vê-la por lá.
    Um ótimo final de semana e beijos em seu coração.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  2. Paraguassu, eu vou lá no seu blog, mas não se iluda como o meu varal. O rostinho que vai te seguir é o de uma anta laranja!!! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula!
    QUE LINDA POESIA,ESTAVA PENSANDO SE SERIA SUA, E NÃO ME SURPREENDI QUANDO VI QUE É SUA!
    Amiga, que palavras, que lindo, amei, e o final dele é lindo!
    ADOREI MINHA AMIGA POETA, QUE ALEGRA MEUS DIAS COM SUAS PALAVRAS DOCES...
    Bom final de semana!
    beijões a vcs

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Paula, demorei mas vim.
    E adorei ter vindo porque me deparei com esse primor de poema.
    Lindas palavras e doces desfechos.
    Adoro esse seu modo de escrever, e hoje especialmente você está inspiradíssima. Parabéns.
    Beijos e um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou sua fã.
    E sei, assim como nossa querida Ivani, que aqui sempre tem coisa boa!
    Parabens!
    Bjks mil e um otimo final de semana

    ResponderExcluir