quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Inusitado

Até agora estou rindo do que eu fiz ontem. Depois de chorar também.
Ontem foi o último dia de férias das crianças. As férias transcorreram tranquilas, viagem para a fazenda dos avós, casa dos primos, sem horários rígidos, mas aconteceu que no último dia acordaram tristes e chorosos.
"É o último dia, amanhã começa a escola. Vamos sair, vamos dar um passeio? "
Eu não estava programada para isso. E o tempo atmosférico também não, pois havia a combinação de frio com chuva.
Vendo o estado aflito das crianças, achei melhor mesmo dar uma saidinha. Mas para onde? Fazer o quê nesta chuva?
A única ideia que me ocorreu foi uma exposição fotográfica, os melhores fotógrafos lusófonos de 2012.
Agradou a ideia e partimos entre casacos e guarda-chuvas rumo à capital.
Demorou, é claro, mas chegamos.
Dirigi-me ao local que eu "achava"que era e fui muito bem atendida:
"Não minha senhora, não é aqui - a senhora segue reto, vira à esquerda e depois a primeira à direita".
"Agradecida".
Lá chegando, comprei os ingressos e o pessoal muito solícito foi me indicando o melhor trajeto. Comece aqui pelo andar térreo e depois vá à exposição no quarto andar.
O andar térreo era o Museu da Resistência.
Memória dos nossos tristes anos de ditadura.
Acho realmente que é importante as crianças saberem desse passado horroso, mas não precisava ser no último dia das férias...






Não há como não se emocionar num lugar desses. 
Ouvimos relatos gravados de quem esteve e viveu lá.
Choramos todos.
As crianças tinham lido um livro que fala de uma menina que acordou com seu pai sumido, subtraído da vida pela ditadura. Felizmente a história tem um final feliz.
Não foi assim para todos.
E depois fomos às fotografias propriamente ditas.


Bernardo também aproveitou para fotografar sua paixão: trilhos e trens!




Realmente não era minha intenção levar crianças tristes a uma carceragem. Eu não sabia.
Sair assim a esmo, tem dessas coisas.










12 comentários:

  1. Acontece.
    Mas como é sempre válido tentar ver o lado positivo em td, lembrei de uma historia de Paulo Coelho onde as pessoas reclamavam sobre o stress que viviam em casa e ele manda colocar uma vaca no meio da sala, após uma semana a vaca é devolvida e td em casa parece ótimo.
    Eles devem ter pensado o mesmo sobre o ruim que era voltar as aulas, ou seja, nada de tão ruim assim.
    Boa volta as aulas a eles e a vc que fica nos bastidores.

    PS: Recebeu meus e-mail´s?

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida! Que triste! Ainda bem que o passeio teve um final feliz: fotos premiadas e fotos de trens...
    Quanto a exposição anterior, triste, mas como você disse, faz parte da nossa história, da nossa realidade!!!

    Beijos!!!

    Bom início de semestre para todos aí!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  3. kkk tadinhas ,judiou Ana rsr mas valeu pelo passeio cultural! Bjinhos e feliz Agosto!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que programa inusitado.Mas ,te garanto, sempre fica algo!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Ana,mas de qualquer forma é um passeio interessante e aposto que eles aprenderam muitas coisas tb!Parabéns pelos filhos lindos e belas fotos!bjs,

    ResponderExcluir
  6. Q legal esse passeio, tenho certeza que eles se divertiram. Criança é sempre otimista, né?
    Conseguem ver um lado bom nas coisas que nós definitivamente não vemos. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. nossa, nunca quero falar a voce que estou triste.
    Sei lá para onde vai me levar... rsrsrs
    a foto deles ouvindo relatos dá a dimensão do programa de indio que voce fêz.kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não se aflija, as crianças sempre aprendem algo, mesmo que sejam muito novinhas.
    E voce teve a melhor das intenções, claro.
    Um dia diferente, isso foi!
    Beijos querida, boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Ah, valeu o passeio naum valeu??

    Saudadeeee!
    Bjao

    ResponderExcluir
  9. é terrível mesmo esse tipo de passeio, apesar de ser importante. mas quem sabe eles não podem usar o conhecimento que adquiriram nos trabalhos da escola?

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula,
    como dizem por aí: o que vale é a intenção!
    Daqui uns anos vocês irão rir do passeio.

    Acabei de conhecer o blog do Bernardo e o da Júlia. São lindos!!!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com
    Lojinha

    ResponderExcluir
  11. Bem, valeu sua intenção.

    ResponderExcluir
  12. A ultima foto e' a estacao da Luz? (que saudade!).
    Simbolicamente falando, mesmo sem voce querer, ajudou a todos (inclusive voce mesma) a botar para fora a tristeza de acabar as ferias.
    Tem acontecimentos que sao providenciais. E imagino que apesar do foco da exposicao nao ser dos mais leves, o aprendizado foi muito valido.
    Faz parte da historia, da vida. Nao podemos negar.
    Abracos
    Gra'

    ResponderExcluir