domingo, 17 de julho de 2011

Livros e leituras



Ganhei este selinho da Claudia que além de ser um carinho por ser lembrada também me trouxe boas lembranças da minha relação com os livros.
Já fui mais leitora do que sou hoje!
E relembrando, na minha infância com três aninhos, eu não tinha livros como meus filhos tiveram nesta idade. Lembro-me somente de um livro: capa dura verde-claro dos três porquinhos. Eu tinha verdadeiro pavor desta história porque a figura daquele lobo me amedrontava demais!
Como já disse aqui no blog, meu pai não permitia a leitura de revistas em quadrinhos, mas sempre dizia que o maior bem que se pode deixar aos filhos é a educação.
Era com imensa satisfação que ele me trazia os livros solicitados na escola. Eu anotava o nome num papelzinho e sabia que naquela noite quando chegasse do trabalho, o livro estaria escondido por dentro do paletó!
E assim comecei a me aventurar pelo mundo dos livros.
O cachorrinho Samba” e outros livros da mesma autora. Depois vieram os clássicos, que infelizmente, pela maneira como foram apresentados à época, pareciam quase um castigo.
Quando comecei a trabalhar, fazia um longo trajeto de metrô de quarenta minutos ou mais, e ali acho que foi a época mais produtiva de leituras.
Depois com as crianças ainda bebês, nem uma linha sequer. O mínimo tempo que dispunha era para o sono!
Mas aí veio uma outra fase: a literatura infantil.
Eu não queria os clássicos para eles, acho que pelo medo que sentia quando eu era criança, acho que eram muito cor de rosa para um menino( que bobeira! Tinha Aladim, etc) e também porque tive um professor de literatura infantil que tirou-nos qualquer encanto dos clássicos. Ensinou-nos o lado mais cruel das inocentes historinhas infantis de eu decidi procurar por outras histórias...
Desde pequenos e ainda hoje, frequentamos vários espaços voltados para literatura infantil e é outro universo fascinante.
Passei então a ler muito para eles e agora com eles.
E aos poucos fui voltando para os meus livros também!
Sonho, viajo, imagino, questiono. É envolvente um livro e todas as suas possibilidades.

Claudia, agora sempre que eu for pegar o primeiro livro da pilha, ou não, lembrarei de você!

13 comentários:

  1. Estarei ausente esta semana, mas com o carinho e as boas leituras que encontro aqui pelos blogs! Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Ana Paul, então eu leio e reconto essas histórias infantis pra Sophia numa boa, pois nunca me preocupei em fazer medo à ela, tipo o lobo vai te pegar, essas coisas. E ela curte viu!?
    Depois que ela nasceu, minha leitura diminuiu bastante, mas não de todo, digo minha leitura de livros "adultos", pois de livros infantis só aumentou!!
    Beijos e boa semana "ausente". Mas volta logo, aqui é bom d+!
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler, e é de pequeno que se "pega" o hábito!
    Li muitas histórias da Monica, no tempo que era menos de 1 real, hoje em dia eu acho uma fortuna por uma história que é curtíssima!rs
    Amo ler, e leio muito, mas confesso que atualmente entre ler,dormir,comer,tomar banho, fico com as últimas alternativas! E leio para o Antonio,mas sou bem seletiva, não gosto de alguns tipos de livros...enfim!
    Beijocas
    BOM DIA!

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula!
    Como é linda nossa memória!
    Num segundo voltamos ao passado e passa lindos insights que estavam acondicionados em nossa mente. Eu tinha e amava um livro com a história do Macaco Simão. Hoje conto pro meu netinho.
    Amo suas postagens são ótimas!
    Parabéns pelo selinho! Você merece.
    Abraços! Uma linda semana pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Poxa que pea que vc não vai poder postar, mas te desejo muita sorte com seus problemas burocráticos! sabe que esse texto se tivesse sido escrito o sabado serviria pra blogagem? kkkkk beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro ler, mas com agora com a Maria é quase impossível.
    Em breve volto à ativa. rs
    Eu tb lia muito no caminho de casa para o trabalho, o tempo passava bem mais rápido!
    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Nunca esqueça de cheirar primeiro! rsrsrs
    Adoro ler, e também procurei incentivar meus filhos.
    Mas sou mais assídua do que eles. A vida anda muito corrida, não têm muito tempo, e eu entro pela noite lendo, até dormir.
    Para mim é como se não lendo não estivesse me alimentando. É necessidade física mesmo!
    Bom descanso Ana Paula, volte logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito legal!Passando pra deixar um beijinho e agradecer o carinho,chica

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Acabo de conhecer seu cantinho, e já estou encantada, através do Blog da minha querida Claudia, que também me indicou esse selinho.
    Um forte abraço!
    Débora
    http://parlor-parlor.blogspot.com
    http://kimimoartbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Seu texto Viajei para a minha infância, tudo que caia na minha mão eu lia, naquela época não havia muito incentivo, mas minha mãe era uma devoradora de livros e acho que puxei a ela,
    como ler é bom, viajamos no tempo e no espaço, acredito que deveria haver mais incentivo neste sentido para nossas crianças, parabéns pelo texto amei, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga,

    seu texto seria perfeito para a blogagem coletiva do Abraão... viajei na infância por aqui... tão bom relembrar desse período, das histórias, de vida e dos livros... momentos inesqueciveis...

    ainda não consegui cheirar o livro, mas não desisti não, vou procurar em outra livraria, aqui não temos muitas opções... mas virou desafio agora!rs

    beijos e sentirei sua falta essa semana!

    inté e se cuida!

    ah... e feliz dia dos amigos, né!!

    beijinhos, Su.

    ResponderExcluir
  12. SAUDADESSSS!
    Bjs amiga
    FELIZ DIA DO AMIGO!
    Bjão

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana. Estou com saudades virtuais. Fiquei sem net e estava curiosa para saber o que andava se passando do lado de fora do seu coração... Daí vi o selo, merecido carinho. Parabéns!

    ResponderExcluir