quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A corujinha

Recebi um e-mail de uma amiga blogueira que  ficou um bom tempo longe daqui e resolveu retomar sua rotina com os blogs.
Mas, tão logo ela retornou, tão logo ela percebeu "algo estranho"no ar.
E me perguntou:
"Céus, o que está acontecendo por aqui, cadê os blogueiros, aspostagens, as interações, os comentários? Tá todo mundo no facebook?"
Minha resposta, que não enviei por e-mail e vou pedir que ela leia aqui.

Amiga, você ficou muito tempo longe e está completamente desatualizada.
Não podemos ser injustas.
O facebook nada tem a ver com isso.
Vamos inocentar o coitado do face. Tem, inclusive muitas blogueiras que anunciaram em seus próprios blogs que estão desativando suas contas.
O problema agora é a coruja.
E para responder a pergunta que já está se formando em seus neurônios, aí vai um retrato da simpática corujinha:


Ela atende pelo nome de BLAB e se você procurar melhor, há uma foto dela com uma espécie de capa de super-herói. Não tenho certeza, mas acho que ela voa.
E tem sobrevoado os blogs e levado muita gente para um passeio lá pra suas bandas.
Como eu não fui, não posso dizer com certeza, me parece que é um site onde você escreve por vídeo, ou melhor, fala em vídeo; ou seja um vídeo onde quem assiste pode interagir com você ao vivo mandando perguntas através de um chat e você vai respondendo e quem perdeu o "ao vivo" pode assistir depois porque o vídeo ficará lá para sempre.

Ah, não gostou do para sempre?
Não se preocupe, porque agora tem muitas blogueiras fazendo um Periscope.
Como não fiz nenhum, também não sei. Só sei que esse Periscope fica no ar só 24h, então você tem que correr para assistir porque depois ó... escafedeu-se o vídeo. Ele evapora.
Tem foto dele também. Olha só, se é que você já não o viu por aí:


E tem uma coisa muito legal amiga: enquanto você assiste pode mandar coraçõeszinhos para expressar o quanto gostou.
Ah amiga, vai me dizer que você ainda está no tempo do youtube?!

Agora eu preciso te confessar uma coisa: tenho me sentido a verdadeira blogueira das cavernas, pré-histórica. Sei lá se algum dia vou conseguir fazer um blab, ou chamar os amigos para um periscope.
Sei lá... 


16 comentários:

  1. Ana Paula, ainda ontem estava comentando com o Kiko o total desaparecimento das blogueiras e blogs. Uma observação minha: como tenho andado e postado muito menos , tantas vezes, chego e olho na minha lista de leituras, vejo um blog amigo que tem publicação, por exemplo há 9 horas, SIM,9 horas. Quando entro, sou a 1ª ainda a comentar. Isso nunca ocorreu!

    Houve uma debandada geral, não sei quem é o culpado: FB, corujinha ou pericope( aliás, esse nome pra mim, só fazia sentido nos submarinos,rs)...

    Por isso, vamos valorizar as remanescentes e continuar unidas não nos preocupando com quantidades e sim com qualidade e união. Quem realmente gosta de nós, aparece!

    Tua amiga voltou e viu tudo bem certinho! bjs às duas,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sabia até tipo semana passada o que era Snapchat, só pra dar uma noção do quão não sei dessa bicharada toda.
    Santa ignorância Batman!

    Tb não sabia o que era o Blab (nome que a propósito odiei) até uma blogueira que virou blableira ir para lá falar por mais de hora, afff, leio por mais de hora mas ouvir calada por mais de hora né muito comigo. E nem interagir assim on line, por voz e imagem, de camisola, boca cheia (porque vivo sabe, normal, não sou personagem de novela, quer dizer, de blog).

    Sem arrumar o quarto vejo em alguns vídeos (sou dessa de observar tudo), uma hora ali e no que dizem falam sobre não ter tempo para os filhos (sai do blab então mulher oxi), sem ter jeitinho, voz, postura sabe, para a tal performance, enfim...Tenho a tal vergonha aleia.

    Não sou performática!
    Não gosto de minha voz em microfones!
    Gosto de escrever!
    Por iso blogar é meu amar (por outros detalhinhos também).

    Isso de ver em tanto tempo se não pluft,então. para o mundo que eu quero descer!
    Pra mim, na real, isso é coisa de De volta para o futuro, Missão impossível, 007, tipo mensagens que se autodestroem.
    Não! Muita pressão! Não me pressiona não, nem me puxa pelo braço, já te disse né.

    Então é isso! Evasão dos blogs, bem como das cartas, bem como breve do zap, vão para um nap, up...

    Quem sabe nessa de ir e vir da moda, vamos todos para os portões resenhar.
    Me mudo pra Sampa?
    Você pra Bahia?
    Nós duas para Poa?
    Ou vamos todas rir de tudo isso na França?

    ResponderExcluir
  3. Gente, para o mundo que eu quero descer! Como assim? Nunca ouvi falar dessas coisas. Não que eu seja uma pessoa entenda, mas agora me senti um alien, haha! Legal saber de tantas novi.dades, mas ainda é muito para minha cabecinha pré-quarentinha. Quem sabe um dia consiga acompanhar, também sei lá!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Vamos rir lá na Itália, Tina e Ana Paula, passeando, comendo umas boas pizzas e claro, com Kikolino e Neno a tiracolo,rs...bjs

    ResponderExcluir
  5. Fechado por mim
    Pizza, lasanha, vinho tinto e todos nós juntos falando ao mesmo tempo
    Nome do filme: Santa Felicidade

    ResponderExcluir
  6. Chica, Tina, meu sonho é tomar sorvete às dez da manhã lá na Itália, será que Kiko e Neno acompanham?
    Vem junto Estela para gente blá blá blá muito!

    ResponderExcluir
  7. Eu acompanho fácil
    Adorei
    Manda o convite a Estrela por e-mail Ana
    Avisa a Kiko, a Neno, a Gui e a Tita que temos esse plano de emergência Chica

    Imagino a Bacio di latte lá, que tive a ousadia de experimentar o gelato em uma das vezes que fui ai em Sampa
    Vamos comer. rezar e amar :)

    ResponderExcluir
  8. Vídeios? Nããããooo!!! Tô fora. Sou muito melhor escrevendo do que falando.
    Falar, só durante as minhas aulas de inglês. Prefiro o silêncio...

    ResponderExcluir
  9. Para mim nada substitui o blog. As vezes tenho meus momentos de falta de tempo/vontade de escrever, mas sei que vou voltar. O "O que tem na nossa estante" tem mil e uma redes sociais e eu estou nelas, interajo e por isso sei: nada substitui o blog!

    ResponderExcluir
  10. Ana você a menos tá antenada nessas outras redes, eu nem sabia que existia, o periscope soube ,mas nem f lá, gente é mita coisa para dar conta, o povo não cuida mais ds filhos, trabalho e casa? amo os blogs, prefiro ficar aqui, no facebook, interagir, e instagram, mas do blog não pretendo sair pode mandar sua amiga me seguir que vou ver ela também heheh
    Sou das cavernas tbm

    ResponderExcluir
  11. Amo blog mas tenho me encantado com os registros em fotos também, vide meu Instagram que é mais ativo do que meu blog ultimamente.
    Mas nem em sonho eu penso em trocar o escrever/ ler por falar/ gravar ou ouvir.
    Nao conhecia o blabla e bla e continuarei sem conhecer.
    Sei que a comunicação hoje é muito instantanea mas acho que estamos perdendo um pouco a noção de privacidade. Tudo tem que ser mostrado no aqui e agora, me desnudo e reclamo disso em seguida. Vejo que estamos perdidos, expostos demais e algumas coisas não fazem sentido nenhum, pelo menos para mim.
    Abraços
    Grá
    (desculpa comentar menos do que gostaria mas sempre leio seus posts que eu adoro).

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a Pandora. Essas coisas novas vão passar!
    E sim, notei como as coisas estão diferentes. Mas penso que o motivo é diferente. É que o tempo de moda dos blogs, passou. E só ficou quem realmente gosta de escrever. Tipo nós! rs E eu achava que só eu estava passando por isso! Ainda bem que não estou só!

    Ah! Quero te convidar para uma blogagem coletiva! Me passa seu e-mail lá no meu blog... Quero MUITO que vc participe!

    Abração da Fran,
    http://nomundodafrancine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, querida Ana aula
    Não me apetece sequer conhecer, rs...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana Paula,
    Nossa me senti jurássica, não conhecia nada disso...rsrsrs
    Por enquanto, não tenho vontade de conhecer, gosto de assistir vídeos no youtube, de guardar e baixar os que me agradaram. Não gostei do para sempre e nem do que evapora...rsrsrs
    Adoro blogar, escrever meus textos com cuidado, escolher as imagens com carinho.
    Uso o face como apoio ao blog, coloco os links dos posts como chamada, mas não tenho muita paciência pra ficar por lá...
    Vida longa aos blogs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. E eu, nem sabia disso tudo! Novidade para mim. Estou no Facebook e acho, sim, que ele "tirou" muita gente dos blogs. E se agora há mais esses recursos, nem imagino se os blogs sobreviverão. Eu não tenho Instagram, nem Pinterest, só fico mesmo como o blog e o FB.
    Vou conhecer essas novidades.
    Beijo, Ana Paula.

    ResponderExcluir
  16. Somos as blogueiras legítimas. A maioria dos blogs atuais surgiu com fins lucrativos. E como a Francine falou, tudo isso passa. Mas nós, que temos conteúdo real e sólido não ficamos para trás. Não abandone o blog, nunca faça isso.

    ResponderExcluir