sábado, 3 de outubro de 2015

Das fotografias

Trago para pendurar no nosso varal coletivo, aqui e lá na Tina,  com o tema um objeto do passado e um atual e alguma relação entre eles, esses aqui:


Ambos são fotos!
O vermelho, que eu não sei o nome, e espero que me elucidem, era chamado lá em casa de "binoclinho".
"Pega lá a caixa com os binoclinhos pra gente olhar! " - alguém exclamava.
E era um tal de inclinar a cabeça para cima, procurar um pouco de claridade, fechar bem apertado um dos olhos, tinha quem o tapasse com a mão, tudo isso para poder enxergar ali dentro a foto!
Também não sei se eram brindes que se ganhava ao revelar um filme ou se era um produto que pediam para fazer. Alguém sabe?
O da atualidade, bem conhecido, o cartão de memória.
Dois objetos que de maneiras diferentes mostram o mesmo resultado, claro com a diferença da qualidade: as fotos!
Quem já teve, quem ainda tem o "binoclinho"?!

* Simplicidade é o próximo tema.

Tiraram do baú e penduraram no varal:








16 comentários:

  1. Bom dia Ana!!!
    Fui na Chica, fui na Tina e agora cá estou nesta postagem super bacana!
    Eu tive!!!!! Sim, por volta dos meus 10 anos me lembro de alguns destes binoclinhos de fotos em casa. Eles sumiram da casa de minha mãe faz alguns anos...uma pena! Em viagem pela casa do avô de meu marido lá no sul, pude mostrar para minha filha um binóculo desses que havia por lá.
    Foto que conta uma história, foto que se vê com as mãos, com os olhos e com a emoção. Foto que é fotografia.
    Como diz o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Fotos digitais, não são realmente, fotografias.
    Beijos Ana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Que legal que trouxeste pra cá os binoclinhos. Nós assim também os chamávamos!

    Eram uma farra sempre e tinham um gostinho especial.Achar o melhor local fazia mesmo parte pra vê-los.

    Até pouco tempo atrás tinha um ou outro aqui. Mas perderam a cor,rs...


    E o cartão de memória faz parte da atualidade.Até esquecemos dele, pois está escondidinho, mas é importante!

    Adorei!

    Trago meu link:http://canteirosdavida.blogspot.com.br/2015/10/o-velho-e-novidade.html



    beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana! Me atrevi e também participei da Blogagem do novo e velho! Lá no meu Blog! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rapidinho
    O nome é monóculo
    Tem alguns aqui
    Volto para revelações e impressões mais tarde

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Ana Paula
    Trazendo meu link e me recordando do monóculo (que chamávamos mesmo de binóculo)... ainda tenho um: do meu pai amado na primeira caminhonete que teve...
    Gosto de recordar coisas do passado com alegria...

    http://www.escritosdalma.com.br/2015/10/florear-antes-e-agora.html

    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  6. Olá querida! Amo ler blogs e hoje descobri o seu e já inclui em minha lista de leitura!
    Te convido a conhecer o meu cantinho. http://www.blogalineneves.blospot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    acho uma curtição estes dois marcadores de tempo: antes e agora_ o que virá depois?Os retratos em movimento da história do Harry Potter?

    Ótima idéia , tua e da Tina.Vamos viajando no tempo em boas recordações.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  8. Adorava esses mini-binóculos! Aliás, até hj não posso ver um que já coloco o olhao atenta ao que está lá dentro. Minha sogra ainda tem, minha mãe... Apesar da praticidade (o que é até bem legal) acho que a vida moderna perde um pouco o charme. Sei lá! Mas é bom também guardar tantas fotos em um mísero cartaozinho. Adorei seu post!
    Minha participação já está lá, pronta para pendurar.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Ana Paula, muito bem bolada essa idéia do antigo e do novo. Aqui a gente também chamava de "binoclinho", mas a Tina foi feliz ao lembrar do monóculo. Eu ainda guardo alguns. Vi no blog da amiga querida Tina que você está de livro novo. Ainda guardo com destaque o seu primeiro livro. Se você se lembrar, mande um e-mail para mim passando os dados para eu comprar o livro. Estou feliz por estar aqui. Beijo no Bernardo, na Princezinha e um especial no seu coração.
    Manoel - Blog do Óbvio.
    Meu e-mail:
    manoel-fernandes2013@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo comentário Manoel.
    Não, eu não estou com livro novo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Aqui tenho da minha infância e um da de meu filho que foi tirada a foto e vendido o objeto já antigo, advinha onde?
    Num circo
    E melhor, uma das minhas fotos num monóculo é em um circo

    Adorei descobri que dá pra digitalizar os negativos na minha pesquisa para nosso post sintônico
    Vou fazer isso com os meus
    Para vc ter idéia do trabalho e para render essa prosa vou fotografar o "tantinho" de negativos que tenho
    Estão na gaveta da sala junto aos álbuns velhos e novos, de todo ano
    Pq sou de no Intagram publicar e do tatear

    ResponderExcluir
  12. Nossa amei por demais e olha que tenho um binoclinho aqui em casa, com uma foto minha dentro...rsrs....desfilando pela minha escola...tinha eu 10 anos de idade.
    Lá em casa também era chamado assim e olha que fiquei curiosa para saber se era brinde e o nome correto. Vou pesquisar!
    Linda participação e lindo desafio esse.
    Beijos de uma boa noite e um delicioso domingo pra você Ana Paula!

    ResponderExcluir
  13. Achei isso aqui:

    http://edasuaepoca.blogspot.com.br/2012/03/1980-foto-no-binoculo.html

    ResponderExcluir
  14. Muito legal o tema que vocês escolheram! Trouxe um pouco de nostalgia, que tanto gosto!
    Monóculo tinha alguns, mas infelizmente sumiram nas brincadeiras das meninas ao levar para mostrar para amigos.
    Beijos e feliz domingo
    Amara

    ResponderExcluir
  15. Olá! Logo que olhei a imagem já me veio a mente os binóculos, como chamávamos. Sempre que íamos ao circo alguém tirava uma foto e logo vinham nos mostrar e vender como recordação.
    Adorei recordar através da sua postagem.
    Um abraço, Sonia

    ResponderExcluir
  16. Que boa lembrança esse monóculo, Ana Paula. Também tenho uns 2 aqui em casa, acho que eram brindes, sim, ou a gente comprava tb em circos que visitavam as idades. Não sei se ainda existem.
    Gosto das fotos reveladas, que se pode pegar, virar, olhar em detalhes, beijar...(rs)
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir