quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Um fiapinho

Estava sentada no sofá quando me peguei em pensamentos distantes: se tivesse um bebê aqui com soluço, seria fácil achar um fiapo para por em sua testa?
Olhei para as roupas que vestia. Nada que pudesse ser facilmente puxado, que se mostrasse a vista.
Cobertor.
Nem eles. Absolutamente acrílicos.
Lembrei-me da colcha de chenile de uma das tias. Essa sim era a a salvação dos primos bebês ensoluçados!
O que será que aconteceu com os fiapos? Estão em extinção? Bem, não vale cortar um pedacinho da linha de costura direto do carretel e embolar entre os dedos.
Ou será que foram os bebês que estão a soluçar menos?
Numa consulta altamente supercial e apressada à web, encontrei duas coisas que me chamaram a atenção.
Primeira: lá na Índia, acredita-se que no centro da testa exista um ponto relacionado à região do estômago e diafragma e portanto colocando-se ali um fiapo molhado de saliva, produz-se um estímulo que faz cessar o soluço.
A outra coisa é relacionado à simpatia: simpatia quer dizer com sentimento; então se você acredita no sentimento, no desejo, no pensamento de que passe o soluço, coloca o fiapo com todo o seu sentir!
Tem fiapo por aí?!

8 comentários:

  1. Aqui sempre foi feita essa simpatia, ainda existiam fiapos... Agora, bem mais difíceis e Marina tem soluços de vez em quando... E sempre os que falam que isso nada adiante. Questão de acreditar ou não,rs bkjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa as crianças todas eram tratadas com sentimento, simpatia e fiapos, pois não é mesmo que estão a sumir, nem as roupas desfiam mais né Ana? e acredite a Alice vez ou outra ainda soluça, deve ser meu sentimento de ternura que a quer ainda bebê, ai sem fiapos, mando tomar água que passa hehee

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Ana Paula, eu também coloquei fiapinhos na testa da minha irmã caçula, dos meus sobrinhos e do meu filho...
    Sim, existe um ponto de acupuntura na testa que relaxa o diagragma e ajuda a aliviar o soluço, mas acima de tudo é a simpatia, a fé e o carinho de quem coloca o fiapo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi tanto isso rs...


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Adoro catar fiapos nas dobras dos bebês, sabe aqueles grudados no suorzinho cheiroso nos sovacos, dobras dos braços, pernocas, pescocinho
    Vejo a Mari da Chica e além do brincar e dos pés que amo, desejo os fiapos dela

    Por aqui tem fiapos sim
    Aparecem pelo chão as vezes
    Fiz uso deles em vermelho ou de fitas que sempre haviam pelas máquinas de costura e caixas nos armários na casa de minha mãe e avó, para fazer artes e por cá, também sempre tem
    Fitas de tecido, de cetim, de amarrar e enfeitas presentes e fazer laços no final da trança ou rabo de cavalo em cabelos de meninas, das grossas ou fininhas, que um fiapo ou taco, resolvem os ics ics

    Lençol de chenile laranja e minha infância são sinônimos, recentemente minha sogra comprou um bicama, nessa cor e tecido, sempre quero sentar nele, mas não servem para soluços os laranjas, nem adianta tentar

    Os tecidos de marca, bons de usar sem passar, de secar rápido devem ter incompatibilidade com fiapação, para não dar engasgos talvez, intolerância a fiapos de boa parte da população diagnosticado por alguém
    Vai saber!

    Eu soluço algumas vezes (não sendo criança vale, quer dizer sou, então vale)
    Meu filho soluça ainda muito também
    Será frio?
    Molhados de água de piscina ou do mar que ficamos ao vento?
    Sereno?
    O Doutor que mora ai bem podia recitar algo
    Se bem que tenho fitas e fiapos vermelhos, prendemos a respiração, damos susto um no outro e passa

    ResponderExcluir
  6. Bem, o que eu sei, é que eu não sei como, mas que simpatias funcionam, funcionam!

    ResponderExcluir
  7. Ai que fofo...
    Lembrei de quando era criança, meus irmãos bebês e minha mãe colocando o fiapo... ou uma fita vermelha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou do meus comentário! Tenho muitas lembranças sim, guardo com carinho :)

    Menina, acredita que nunca tinha ouvido essa tal simpatia? Vez ou outra eu tenho soluços, principalmente quando sinto muito frio. Mas faz um tempo atrás que, assistindo a um reality show de pronto-socorro, aprendi um jeito infalível de por fim nesse mal. O soluço acontece quando o músculo do diafragma está tenso, causando os espasmos. Mas tem um nervo que passa acima das sobrancelhas que está ligado ao diafragma. Vc tem que segurar acima das sobrancelhas e esticá-las para cima, fazendo pressão. É só segurar um pouco, até o soluço parar.
    Mas me diz uma coisa, isso de colocar fiapos, resolvia é?!
    Ainda bem que não existem tantos fiapos... minha rinite agradece! rs

    Abração da Fran,
    http://nomundodafrancine.blogspot.com

    ResponderExcluir